terça-feira, 5 de julho de 2011

Dúvida da leitora: lenço, pashmina, cachecol ou echarpe?

No post do dia 21 de junho, Quero que você me aqueça neste inverno..., sobre os panos para aquecer o pescoço no inverno, Martha perguntou nos comentários qual a diferença entre pashmina, lenço e echarpe, porque ela nunca sabe o que pedir na loja.

Bem, todos são acessórios que, mais do que aquecer, dão um charme em qualquer produção. Vamos por partes.

Lenço é um acessório tanto decorativo quanto utilitário, muito usado desde a Antiguidade. Segundo os historiadores da moda, havia modelos para limpar o suor, limpar a boca e até para ovacionar nos grandes eventos. Trata-se de um pedaço de pano quadrado, de diversos tamanhos e diferentes materiais (pode ser cambraia, linho, musselina, seda, cetim) usado por mulheres e homens. É um acessório multifuncional que pode ser usado tanto no inverno quanto no verão, no pescoço, na cabeça, na roupa, na bolsa. Homens elegantes dos séculos XIX e XX usavam um lenço decorativo no bolso ou na lapela do paletó ou casaco.

Reprodução/Guilherme Young Fonte. Revista Estilo. Reprodução/The Sartorialist. Reprodução/Lookbook.nu.

O lenço apresentou funções diversas ao longo da história, em diferentes culturas. Na Idade Média, as mulheres atiravam seus lenços aos seus cavalheiros preferidos durante os torneios com lanças. Em outras épocas, a queda proposital de um lenço feminino era interpretada como uma deixa para a permissão de um galanteio ou aproximação de um cavalheiro. Caubóis americanos usam lenços amarrados no pescoço. No Brasil, os cangaceiros também tinham como sinal distintivo lenços amarrados nos pescoço, a exemplo de Lampião. Nos anos 50, a moda entre mulheres era usar lenços na cabeça, amarrados em baixo do queixo, a bordo de carros conversíveis. Já nos anos 60, era considerado elegante amarrar lenços de seda nas alças das bolsas. Esses acessórios são conhecidos como foulards, e ainda são muito exportados por grifes como Hermès e Gucci.

Cachecol é uma tira longa de tecido, geralmente em lã, enrolada em volta do pescoço quando faz frio ou apenas como acessório para conferir charme.

Reprodução/Lookbook.nu.

Écharpe é uma palavra francesa para designar um tipo de lenço longo ou pedaço de faixa de tecido comprido, retangular e estreito, usado em volta do pescoço por homens e mulheres, geralmente em tecidos finos, como algodão, voile, crepe, cetim, musselina ou seda. A écharpe ficou conhecida por ser utilizada em festas, mas hoje pode compor qualquer visual, usada no pescoço e até mesmo como faixa na cintura.

Reprodução/Lookbook.nu.

Já a pashmina é uma espécie de xale confeccionado com lã de cabras da região da Caxemira. Sua lã costuma ser mesclada à seda e seu formato é retangular, mais largo e longo, no formato de manta, possuindo franjas nas extremidades. É usado como xale, para proteger as costas, ombros e braços, ou como proteção para o pescoço, com formas diferenciadas de amarrar.

Reprodução/Lookbook.nu.
E, então, qual o seu preferido?

Fontes: Dicionário da Moda, de Marcos Sabino pela Editora Campus.
Enciclopédia da Moda, de Georgina O’Hara pela Companhia das Letras.

8 comentários:

Silvia Duarte disse...

Olá meninas, eu uso tudo, conforme a estação, mais lenços, ou no inverno mesmo, nada como um delicioso e quentinho cachecol.
ótimas dicas!

beijosssss
Silvia

www.treinoebeleza.blogspot.com

Sou Vaidosa, e daí? disse...

Também somos super fãs! Nesse friozinho, então, vamos aproveitar pra abusar dos cachecóis, Silvia!

Bjsssss

Cici disse...

Hoje com esse frio de Sampa ...to de cachecol....mas gosto muito do "pashmina " tenho 3 deles e nem conhecia este nome..rsrs ..valeu pela dica !..um beijo
=)
Cíntia

Sou Vaidosa, e daí? disse...

É mesmo, Cíntia, esse post tem tudo a ver com esse friozinho... nós adoramos usar tudo isso, mas estamos morrendo de saudade do calorzinho! kkkk

Bjssss e obrigada pela visita!

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

eu acho lindo o echarpe e esse último q achei praticamente a mesma coisa!!!
bjnssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Revista disse...

Oi meninas,
São acessorios que ficam super estilosos. E pra ousar um pouco também. Adoro!
Obrigada pela visitinha
Beijos
Guga Fernandes
http://www.meuestilogugafernandes.com.br

Sou Vaidosa, e daí? disse...

Oi, Luíza, a écharpe e a pashmina são parecidas mesmos, dá pra confundir... rsrs

Mas no inverno, qualquer paninho que possa esquentar a gente mais um pouquinho já tá valando, né?!

Bjssssssss

Sou Vaidosa, e daí? disse...

Oi, Guga!

Vamos aproveitar para usar esses acessórios pq esse frio não quer mais ir embora! rsrss

Obrigada e volte sempre!

Bjssssss