sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cuidado na escolha dos produtos de beleza que você utiliza



Atenção vaidosas de plantão, este post é de utilidade pública, principalmente para nós, que amamos produtos de beleza! Vocês já ouviram falar na Campaign for Safe Cosmetics?

Se você ainda não conhece, pode acessar o site aqui. Eles produziram no ano passado, em parceira com Annie Leonard, um vídeo chamado A História dos Cosméticos, onde denunciam que a indústria de cosméticos utiliza alto número de substâncias tóxicas. Esses materiais podem prejudicar a natureza, os trabalhadores, as comunidades envolvidas na extração de matérias-primas e, também, nós consumidores.

Só para citar um exemplo, em 2009, a FDA (U.S. Food and Drug Administration) testou 20 marcas de batom e, em todas elas, encontrou chumbo em níveis considerados elevados. O chumbo é um elemento que pode causar distúrbios na aprendizagem e na linguagem, problemas de comportamento e ainda é mais perigoso para mulheres grávidas, porque a substância pode atingir o bebê.

Segundo Annie, nos Estados Unidos, uma mulher utiliza, em média, 12 ou mais produtos cosméticos por dia. Cada um deles contém, em média, 12 ou mais produtos químicos, alguns desses com propriedades cancerígenas. Ainda segundo o vídeo, menos de 20% dos cosméticos disponíveis no mercado norte-americano foram testados pelo Comitê de Segurança da Indústria de lá. Ela pergunta: você voaria numa companhia que inspeciona apenas 20% dos seus aviões?

Isso é muito preocupante, pois simplesmente não temos como saber quais são os efeitos que estes produtos podem causar no nosso organismo. Você pode se perguntar quantas pessoas você conhece que ficaram doentes por causa de um batom? Provavelmente nenhuma. Mas não sabemos até que ponto o uso prolongado de determinada substância encontrada em algum cosmético que utilizamos pode contribuir para o desenvolvimento de um câncer ou de outra doença.

O que nós, vaidosas, devemos fazer?

O Brasil ocupa a terceira posição em participação no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela avaliação dos produtos no nosso país, ensina o que podemos fazer para nos precaver:
- Verificar se o cosmético que vamos comprar tem registro no Ministério da Saúde;
- Tomar muito cuidado com o uso de cosméticos em crianças;
- E, por fim, ler sempre o rótulo.

Enquanto a fiscalização no setor for insuficiente para garantir a nossa saúde, nós devemos procurar nos informar cada vez mais. No site da Campaign for Safe Cosmetics podemos encontrar informações importantes sobre marcas de cosméticos e quais são os elementos tóxicos presentes nos produtos de beleza — que vão de esmaltes a perfumes. Afinal, de que adianta ler os rótulos se não soubermos quais as substâncias presentes ali que podem nos fazer mal?

Não pretendemos ser alarmistas, muito menos, deixar de usar os nossos tão amados produtinhos de beleza, mas sim optar por um consumo mais consciente, livre de produtos tóxicos. Assista ao vídeo aqui:




6 comentários:

Silvia Duarte disse...

Amigas, eu sou bem cuidadosa na escolha das marcas que vou usar no rosto, corpo e cabelos.
não pode bobear, né?
beijokasss

Silvia
http://treinoebeleza.blogspot.com

Bruna Niemes. disse...

nossa não sabia disso ! agora vo tomar mais cuidado na hora de escolher minha makes mais que antes e meu batonxinhos tbm .. otimo Post.

beijinhos ;)



http://amorescomglitter.blogspot.com/

Sou Vaidosa, e daí? disse...

Silvia, vc faz bem, não dá pra bobear com a nossa saúde, né?

Bjsssss e obirgada pela visita!

Vi e Ro

Sou Vaidosa, e daí? disse...

Pois é, Bruna, também não sabíamos que era assim. Agora estamos tomando mais cuidado.

Obrigada pela visitinha!

Bjsss

Vi e Ro

Unknown disse...

Oi querida. Conheci seu blog através do blog da Lara, tb estou na luta pelo corpao KKK. Adorei seu post e realmente o perigo esta escondido em nosso make. Você conhece cosméticos orgânicos? Eu tenho uma loja virtual e temos uma linha de maquiagem orgânica totalmente sem quimica e com certificado podendo ser usada tranquilamente ate por crianças. Se você quiser conhecer ou quiser mais informaçoes ate para passar para suas leitoras é so me falar tá. bjos.
Aline
aline.camargo2@hotmail.com

Sou Vaidosa, e daí? disse...

Oi, Aline! Obrigada pela visita e obrigada pela dica!

Vamos entrar em contato com vc para escrever um post sobre maquiagem orgânica. Vai ser ótimo!

Bjssssss