sexta-feira, 27 de maio de 2011

Lanche Feliz: comidas que prometem melhorar o humor


Já pensou em melhorar o humor, acalmar o estresse ou dar um up na beleza apenas comendo? Pois é, dá para trocar aquela ida à farmácia por um passeio na feira ou no hortifruti e investir nos chamados alimentos funcionais. Eles colaboram para melhorar o metabolismo, prevenir problemas de saúde e ainda prometem trazer benefícios à beleza, à saúde e ao bem-estar.

Pesquisando sobre alimentação na web, encontrei essa matéria na Elle.com e resolvi compartilhar com vocês. Portanto, se você precisa desestressar, aumentar a energia ou ainda de uma ajudinha para dormir, esses sete alimentos podem ajudá-la em qualquer situação. Porque não há beleza que resista a uma noite mal dormida ou uma crise de mau humor.




Pré e pós treino
Estudos mostram que café uma hora ou menos antes dos exercícios aumenta a resistência. Não é para tomar apenas uma xícara de café e sair como uma louca para a prática de exercícios sem se alimentar adequadamente. É importante consultar um(a) nutricionista, que vai preparar uma dieta adequada às suas necessidades diárias, de acordo com o seu modo de vida, seus objetivos em relação ao corpo e a atividade física que você pratica.
Leite com chocolate, com baixo teor de gordura, claro (queremos manter o shape), é uma bebida excelente para a recuperação pós-treino: a proporção de proteína e carboidratos é ideal para reparar e fortalecer os músculos.




Antes de uma apresentação
Acalme seus nervos com aveia. Ela mantém o seu açúcar no sangue estável. Se ainda estiver estressada, coma uma laranja ou beba o seu suco. A vitamina C presente nesta fruta reduz o cortisol, que é o hormônio do estresse.




Para entrar no clima
Esqueça as famigeradas ostras ou outros alimentos exóticos que têm fama de afrodisíacos, como o testículo de boi. A pimenta vermelha ajuda a estimular a sua libido em duas frentes: ela engana o cérebro, faz este pensar que o corpo está com dor, inundando o organismo de endorfinas e acelerando o fluxo de sangue (o que aumenta o prazer).




Antes de dormir
Não é bom ir para a cama com o estômago vazio, afinal você vai passar de 6 a 10 horas dormindo e sua próxima refeição será apenas no dia seguinte. A banana para ceia é uma ótima pedida: ela contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que por sua vez é um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Vai te ajudar a dormir com bom humor e acordar bela e descansada na manhã seguinte.

Fonte: Elle.com
Fotos: Getty Images

0 comentários: