segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conheça os 17 hábitos mais nocivos à sua pele e elimine-os já do seu dia a dia

A revista norte-americana Allure, especializada em beleza, consultou a opinião de alguns dermatologistas e publicou uma lista com os 17 hábitos que fazem mal à pele, ou seja, tudo o que você NÃO DEVE FAZER para manter a saúde e a beleza da sua cútis.

Quase todos são óbvios, mas podem passar despercebidos na correria do nosso dia a dia. Outros nem tanto. Nunca na vida poderíamos pensar que falar demais ao telefone poderia prejudicar a boa aparência da pele. Bem, leia com atenção e se encontrar algum mau hábito que se relacione com a sua rotina, pare já!


Reprodução/Revista Allure.
1. Não usar filtro solar. A melhor maneira de manter a pele lisa, sem flacidez ou manchas, é usando um protetor solar com, no mínimo, fator de proteção SPF 30. Aplique o equivalente a uma colher de chá no rosto e um copo no corpo. Na volta do trabalho, se ainda estiver sol, reaplique o produto, mesmo se você voltar pra casa de carro. E nos dias em que você estiver muito exposta à radiação solar, reaplique a cada duas horas.

2. Fumar. Quer mais uma razão para parar de fumar? Se você continuar fumando, vai prejudicar não só a sua saúde, como também estará mais propensa a desenvolver rugas profundas que as pessoas que não fumam. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Plastic and Reconstructive Surgery, a cada década de vício, a pessoa envelhece 2,5 anos mais rápido.

3. Beber muito. Isso não quer dizer que você não possa beber de vez em quando, mas beber mais de um cocktail por dia também faz a pele sofrer. O álcool aumenta o nível dos agentes inflamatórios na corrente sanguínea, que pode acelerar a perda de tônus da pele.

4. Usar produtos inadequados. Usar produtos que não sejam indicados ao seu tipo de pele também é um erro muito grave. Portanto, não adianta adotar a mesma rotina de beleza que dá certo na pele da sua amiga. Aprenda qual é o seu tipo de pele e procure por indicação profissional.


Reprodução/Revista Allure.
5. Não esqueça do restante. Os cuidados com a pele não param na altura do queixo. Essas áreas estão quase sempre expostas, mas não dedicamos a elas o mesmo cuidado que temos com o rosto, embora a pele aí seja mais delicada e vulnerável ao fotoenvelhecimento. A regra é fixa: da próxima vez que você aplicar creme para o rosto, protetor solar ou esfoliante, passe em toda região, até o decote. Passar os produtos adequados na região do pescoço e colo é essencial, pois essas áreas são praticamente esquecidas.

6. De olho nas pintas. Estudo do National Câncer Institute (Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos) mostrou um aumento de 50% entre os casos de melanomas nas mulheres de 15 a 39 anos em 2004, em relação a 1980. Vá ao dermatologista pelo menos uma vez por ano e lembre-se de examinar os lugares menos óbvios, como couro cabeludo, solas dos pés e sob as unhas.

7. Não lavar os pincéis de maquiagem. A falta de higiene nos pincéis que usamos para nos maquiar pode causar obstrução nos poros e infecções bacterianas. É bom lavá-los a cada três semanas com um shampoo suave ou produtos específicos, que contém solução antibactericida e antigerme, enxaguar bem e deixá-los secar.

8. Falar demais ao telefone. Pasmem! O contato excessivo do telefone com o queixo e com a bochecha pode causar espinhas e inflamações. Por quê? Pois os telefones não estão livres de bactérias. Se você gosta, ou precisa falar muito, considere usar um fone de ouvido.


Reprodução/Revista Allure.
9. Esfoliar demais. Bem, tudo em excesso faz mal, inclusive esfoliar demais o rosto. O atrito entre o esfoliante e a pele pode causar feridas e acelerar a produção de oleosidade da pele, espalhando bactérias. Uma alternativa é usar esfoliação à base de ácido glicólico. Consulte o seu dermatologista.

10. Dormir muito tarde. Privação do sono pode causar estresse, o que consequentemente pode agravar problemas na pele, como acne, eczema, psoríase e palidez. Durante o sono, o corpo repara os danos do dia e interromper esse processo, interrompe também a renovação celular.

11. Não lavar o rosto direito antes de dormir. Deixar a pele besuntada de maquiagem, oleosidade que foi acumulada durante o dia e ainda sujeira da poluição entope os poros e transforma seu rosto num cenário perfeito para o aparecimento de espinhas, sobretudo para quem sofre de acne. Não se esqueça, TIRE SEMPRE a maquiagem antes de deitar.

12. Comer junk food. Estudo publicado no Jounal of the American Academy of Dermatology revelou que pessoas que substituíram os carboidratos processados por alimentos de alta proteína e grãos integrais apresentaram uma pele mais lisa. Cortar junk food tem resultados quase imediatos: é possível ver a diferença em seis semanas. Em vez de sanduiches e manteiga, tente nozes e abacate, gorduras saudáveis que fornecem nutrientes para o cabelo, pele, unhas e metabolismo básico.


Reprodução/Revista Allure.
13. Esquecer da área dos olhos. A pele ao redor dos olhos é mais fina do que praticamente qualquer outro lugar do corpo e também é vítima de uma série de abusos. Como prevenir? Primeiro, pare de esfregar. Toda vez que você esfrega a região dos olhos, corre o risco de romper os vasos sanguíneos e escurecer a pele. E aplique sempre creme antienvelhecimento.

14. Espremer espinhas. Nós sabemos que é tentador, mas não pode! Na realidade, espremer uma espinha só empurra a bactéria para dentro dos poros, causando infecção, inflamação e cicatrizes. Esse hábito também dobra o tempo de vida da espinha para quase duas semanas. Também não é aconselhável passar produtos químicos muito fortes, como ácidos. Dermatologista entrevistado pela revista aconselha um tratamento local com não mais que 2,5 por cento de peróxido de benzoíla para ser usado à noite e na parte da manhã.

15. Não ir à academia. Além de melhorar o humor e de inúmeros outros benefícios estéticos e para a sua saúde, o exercício aumenta o fluxo sanguíneo para a pele, causando uma aparência mais saudável. Exercícios diminuem o estresse e a tensão, o que resulta numa pele melhor. Só não se esqueça de lavar o rosto após o treino.

16. Bronzeamento. O bronzeamento nada mais é que a tentativa de proteger-se da exposição contínua ao sol, utilizando outros recursos para bronzear a pele. A pele sem a melanina engrossa e o pigmento escurece as células. Qualquer mudança nos pigmentos de UVA ou UVB pode causar envelhecimento precoce e aumentar ainda mais a possibilidade de câncer de pele. As camas para bronzeamento artificial são ainda piores, pois emitem raios UVA concentrados, que penetra ainda mais profundamente na pele do que a combinação de raios UVA e UVB presente nos raios solares. Portanto, nunca use as camas de bronzeamento. Prefira os autobronzeadores em creme ou loção. E proteja-se todos os dias com filtro solar fator 30, no mínimo, e, se for para o sol, aumente o fator de proteção e repasse a cada duas horas.

17.  Passar produtos em excesso. sabemos que tudo em excesso é ruim, inclusive a tentativa de proteção. Quem não é médico, costuma se automedicar, acrescentando ingredientes duplicados e fazendo combinações de produtos incompatíveis. A maioria das vezes, um ingrediente anula o outro. Assim, todos os cremes que você passar não servirão para nada, ou então causarão irritação na pele. Os maiores culpados são: retinol, ácido glicólico, vitamina C e camadas de peróxido de benzoíla. Evite misturas, ou pelo menos tente usá-los em momentos diferentes do dia. O mais indicado é procurar um dermatologista para te auxiliar na sua rotina de beleza.

Para ler no original, basta clicar aqui.

2 comentários:

Silvia Duarte disse...

Queridas !!!
Que post ótimo!
Bom, estou com a consciência tranquila, pois sigo todos os mandamentos, kkkkk...
Sou bem disciplinada, ainda bem!
Beijoksss
Silvia
http://treinoebeleza.blogspot.com/

Sou Vaidosa, e daí? disse...

Silvia, você é muito aplicada, um exemplo!

Temos que uidar da pele sempre porque depois do estrago, correr atrás do prejuízo é muito pior, né?

Obrigada pela visita!

Bjssssss